Duna do Pôr do Sol

A duna de Jericoacoara fica numa posição particular onde você pode ver o sol mergulhar no mar. Vale a pena ir porque o visual é incrível e o pôr do sol será inesquecível. O espetáculo é garantido.

A Duna do Pôr do Sol

Atrações

A magia do pôr do sol de Jeri

A majestosa duna do pôr do sol, junto com a Pedra Furada, é cartão postal de Jericoacoara. Sem dúvida é uma das maiores e mais conhecidas de todo o estado do Ceará e do litoral brasileiro. Esta obra da natureza localiza-se bem no lado esquerdo da praia central de Jericoacoara, é claramente visível devido ao seu tamanho de mais de 30 metros. Embora nos últimos tempos sua altura diminui por causa da erosão natural do mar, sua beleza continua inalterada.

Pôr do sol de Jeri
Duna de Jericoacoara
Pôr do sol visto da duna
Pôr do sol
Capoeira ao pé da duna

Não é uma duna comum, seria muito simplista dizer que é apenas uma atração turística do lugar. Apesar de ser ainda um dos símbolos mais autênticos e representativos do Parque Nacional de Jericoacoara, a duna do pôr do sol representa a experiência mais profunda e íntima de Jericoacoara, que o tempo não pode apagar. Do alto desta duna de areias douradas tem uma vista inesquecível do mar: não há palavras para descrever o maravilhoso pôr do sol que todos os dias oferece aos turistas e moradores. Com certeza é o mais famoso e belo pôr do sol de todo o Nordeste do Brasil e provavelmente um dos melhores de toda a América Latina.

A que hora subir na duna?

A partir das 17:00 horas, todas as tardes, o ponto de encontro no topo da duna é um ritual que se repete há anos, para não perder o momento em que o sol desaparece no mar, por volta das 18:00 horas. Imperdível.

A atmosfera é mágica, quase surreal. No final, os aplausos são obrigatórios. Não existem muitos lugares no Brasil e no mundo onde isso acontece. O pôr do sol de Jericoacoara é um fim de tarde extraordinário, uma raridade, uma experiência única e irrepetível, emocionante e memorável. Não perca.

Como chegar

Para chegar à duna do pôr-do-sol, pode ir a pé, simplesmente siga a rua principal da vila até a praia e olhe prá esquerda. Fica atrás da Praia das Canoas.

Curiosidades

No período da manhã o vento é geralmente mais calmo, o ambiente permite fazer uma boa caminhada para relaxar. Em cima da duna há diversos ambulantes que vendem bebidas (coquetéis e sucos de fruta). Descendo a duna é lindo fazer surf na areia com uma prancha especial, o skibunda (em inglês sandboard). Após o pôr do sol, é comum assistir a rodas de capoeira ao pé da duna, gente de todas as idades participam.

Fotos em Destaque

Dica do jeribrasil.com

Lembre-se que o vento bate forte na subida ao topo da duna (sobretudo na temporada dos ventos), a areia incomoda bastante, portanto vale a pena colocar um boné. Leve também o protetor solar e uma máquina fotográfica para registrar o mágico pôr do sol.

Veja também

Passeio à Pedra Furada em Jericoacoara
Pedra Furada