Jericoacoara

A praia de Jericoacoara, no Ceará, é um dos lugares mais paradisíacos do mundo, sua natureza é incomparável: praias, dunas e lagos a perder de vista fazem sua beleza ainda maior.

Praça central de Jericoacoara

O Lugar

O charme rústico e único de Jeri

Não há como negar que a praia de Jericoacoara é um dos destinos turísticos mais populares, visitados e desejados de todo o Brasil. Até os anos 80 era uma pequena vila de pescadores isolada nas dunas, quase desconhecida, não tinha eletricidade, água, serviços básicos, as notícias chegavam só depois de muito tempo, o ritmo da vida fluía lentamente. Apenas os turistas mais aventureiros e mochileiros viajavam para esta paradisíaca região do litoral cearense, escondida até os próprios brasileiros. Hoje em dia, ao contrário, virou a maior atração turística do Ceará - junto à capital Fortaleza - que atrai milhares de turistas em férias durante o ano inteiro. A grande afluência nunca para nesse autêntico vilarejo cearense, o intenso movimento é constante.

Coqueiros e mar azul
Barco de pesca na frente da duna
Área protegida do Parque Nacional de Jericoacoara
Dança de capoeira
Barquinhas no final da rua principal
Praia de Jericoacoara
Atletas de windsurf
Peixe Brasileiro - Peixaria e restaurante
Gastronomia de Jericoacoara

A vila de Jeri ganhou nos últimos anos importância de nível nacional e internacional graças a vários fatores. Tem sido capaz de conquistar o coração dos brasileiros e estrangeiros pelo seu estilo inconfundível, o mágico ambiente que proporciona, a falta de asfalto e iluminação pública, o charme rústico das pousadas e uma natureza intocada e virgem, oferecendo cenários de beleza absoluta. Cores, fragrâncias e uma biodiversidade singular, capazes de fazer se apaixonar todos os que a visitam. Um verdadeiro paraíso da natureza, único no litoral brasileiro, das grandes maravilhas cênicas.

A região de Jericoacoara foi transformada em 2002 num Parque Nacional de notável valor entre os parques brasileiros. O território é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Jericoacoara tem diversos atrativos turísticos, quase todos imperdíveis. Toda a área protegida do Parque Nacional está repleta de praias, lagoas de águas doce e transparentes, gigantes dunas de areia branca e vegetações que merecem ser vistas. A maior parte dessas belezas naturais são visitáveis com veículos 4x4, ou melhor ainda, através dos passeios de buggy e quadriciclos.

Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará
A beleza do Parque Nacional de Jericoacoara

A praia de Jericoacoara por si só já é uma atração, com a sua rusticidade e as ruas de areia. Aproveite para abandonar o relógio e visite a Pedra Furada (cartão-postal de Jeri), distante uns quarenta/cinquenta minutos de caminhada. Não perca a oportunidade de visitar outros lugares de interesse como: Lagoa de Jijoca (Azul e Paraíso), Farol do Serrote, Praia da Malhada, Árvore da Preguiça, Praia do Preá, Mangue Seco, Lagoa de Tatajuba e Guriú. No final da tarde, suba na Duna do Pôr do Sol para observar o sol se pôr no mar.

Quantos dias ficar?

O ideal é ficar em Jeri pelo menos uma semana para poder realizar todos os passeios, descansar, ir à praia, curtir o mar, o sol, experimentar a culinária local e se divertir à noite. No mínimo fique 4 dias. Calcule, também, que os dias da chegada e partida não contam, são perdidos para o deslocamento.

Bom clima, ótima gastronomia, noites agitadas, atrações e atividades para todos os gostos, belíssimas praias, excelentes acomodações e povo receptivo, fazem de Jericoacoara uma meta perfeita para os amantes de viagens em estreito contato com a natureza, onde não faltam, no entanto, oportunidades para diversão e entretenimento.

Lagoa Azul em Jijoca de Jericoacoara
Lagoa Azul, Jijoca de Jericoacoara

Para os apaixonados de esportes náuticos, a região de Jericoacoara recebe os fortes ventos alísios sobretudo no segundo semestre do ano, favorecendo a prática de surf, SUP, Windsurf e kitesurf.

Jericoacoara: uma experiência de vida!

Fica tão difícil explicar com palavras a essência do lugar...veja esse vídeo e imagine como será inesquecível sua viagem em Jericoacoara.

Play

Jeri: destaque da Rota das Emoções

O destino de Jericoacoara faz parte da Rota das Emoções, um magnífico roteiro de quase 400 quilômetros que reúne as maiores atrações turísticas pelo litoral de três estados nordestinos: Ceará, Piauí e Maranhão. São em tudo 14 municípios e o Parque Nacional de Jericoacoara é um dos principais destaques do itinerário.

Duna de Jericoacoara, Ceará
A duna de Jericoacoara, famosa pelo pôr-do-sol
Localização

O território de Jericoacoara está situado na Costa do Sol Poente, no belíssimo litoral norte do Ceará. Seu município é Jijoca, distante aproximadamente 302 quilômetros de Fortaleza.

Mapa

Jericoacoara é uma vila muito pequena, você não pode-se perder. As principais lojas, bares e restaurantes ficam na rua principal.

Hospedagem

Há diversos tipos de hospedagens em Jeri, desde pousadas, albergues a hotéis cinco estrelas. Cada um com seu próprio estilo de construção que assemelham-se muito com o estilo europeu.

Gastronomia

A gastronomia de Jeri envolve bom gosto, paixão e muita criatividade. Em cada beco da vila, não é difícil encontrar bons restaurantes, especializados em comidas caseiras regional ou até mesmo pratos internacionais.

Dica do jeribrasil.com

Com temperaturas médias que variam entre 22°C e 30/35°C, vale a pena viajar para Jericoacoara em qualquer período do ano. Todavia, lembre-se que a melhor temporada para ir vai de julho a dezembro (corresponde, também, ao período de maior intensidade do vento). Os meses com mais chuva são março e abril.

Veja também

Como chegar em Jericoacoara
Como chegar