Pedra Furada

Consagrada como um dos principais pontos mais visitados em toda Jericoacoara, a Pedra Furada fica localizada ao lado do Morro do Serrote. Apesar de uma longa caminhada, sua paisagem, recompensa aqueles que se dispõem a conhecer esta maravilha da natureza.

Turistas na Pedra Furada

Atrações

O ícone do Parque Nacional

Distante apenas 3 quilômetros a pé do centro, ao sul da vila e após a Praia da Malhada, a Pedra Furada é a atração mais popular de Jericoacoara, um verdadeiro cartão postal do local, uma marca que representa não só o Parque Nacional, mas todo o estado do Ceará. Autêntica escultura natural, foi formada através das décadas devido à erosão das ondas do mar e da força dos ventos que esculpiram a pedra e formaram um grande buraco no meio. Trata-se de uma surpreendente obra da mãe natureza que atrai cada ano o interesse de milhares de visitantes do mundo inteiro. Definitivamente esse lugar é um "must see" em Jericoacoara, você não pode deixar de ir.

O sol no furo da Pedra Furada
Rochas da Pedra Furada
Formações rochosas do Parque Nacional de Jericoacoara
Pôr do sol entre julho e agosto
Vendedores ambulantes no Morro do Serrote
Passeio de charrete
Areia e rochas perto da Pedra Furada
Formações rochosas encravadas na praia
Detalhe da Pedra Furada

Qual é o melhor caminho para chegar lá?

Para chegar à Pedra Furada tem duas opções: pela praia, quando a maré está baixa, onde é possível apreciar formações rochosas incríveis, num cenário natural belíssimo entre terra, mar e céu azul. Se a maré está alta, o caminho é por cima, pelas dunas do Morro do Serrote, que domina a paisagem deslumbrante do Parque Nacional (aqui você pode ver também o farol de Jericoacoara, no ponto mais alto). Os dois caminhos são igualmente bonitos, mas a trilha pela praia é mais satisfatória e sobretudo menos cansativa.

Além disso, passando na praia tem-se a oportunidade de descobrir outras pedras menores (Tartaruga, Jacaré, Equilibrada e Frade, sendo esta última localizada após a Furada em direção da Praia do Preá), as piscinas naturais e curiosas cavernas como a Gruta do Salão. Não esqueça, também, de fazer um mergulho na água cristalina do Poço da Princesa, será uma experiência inesquecível.

Sol na Pedra Furada, Ceará
Em julho-agosto o sol fica no exato centro da pedra

Dica: Leve consigo uma garrafinha de água, o calor é intenso.

Quanto tempo é preciso para chegar?

Depende. Geralmente o tempo aproximado para chegar é entre 40 a 60 minutos, com certeza o jeito de caminhar e as paradas ao longo do percurso fazem a diferença. Vale a pena ir pela praia na parte da manhã, com a maré baixa.

Fora do tradicional caminho a pé, pode-se ir à Pedra Furada através os passeios de charrete e cavalo passando pelo Morro do Serrote, ou de quadriciclo e buggy pela praia, sendo oportuno também fazer uma pequena caminhada no final. Informe-se em Jeri, a Cooperativa de Bugueiros de Jericoacoara, por exemplo, organiza na praça central da vila os passeios de buggy que vão em todo o Parque Nacional.

Lembre-se que é absolutamente proibido - por lei - subir na Pedra Furada, ou deixar seu lixo, pois está dentro da região protegida do Parque Nacional de Jericoacoara.

Rochas típicas do Parque Nacional de Jericoacoara
Rochas típicas do Parque Nacional, Ceará

Respeite o meio ambiente, não suje a praia e o Morro do Serrote.

Mapa

Os dois caminhos a partir do centro de Jericoacoara.

Curiosidades

Durante o trajeto não há bares ou barracas de praia, você encontrará algum vendedor ambulante oferecendo água mineral, côco, refrigerante e cerveja numa caixa de isopor. Entre os meses de julho e agosto o espetáculo é ainda mais bonito: o sol é exatamente no furo da pedra, um encaixe perfeito. Dá pra fazer lindas fotos ao pôr do sol, memoráveis.

Dica do jeribrasil.com

O auxílio de um guia local ajudaria bastante a caminhada, pois o trajeto até a pedra é íngreme. Ele sabe exatamente de onde passar para facilitar a chegada e lhe mostrar as formações rochosas do território protegido. Pode, inclusive, planejar um passeio de charrete ou cavalo passando pelo Morro do Serrote. Em Jericoacoara é possível contratar diversos guias autorizados.

Veja também

Duna de Jericoacoara - Pôr do Sol
Duna do Pôr do Sol